Quando falamos de impressão offset existem muitos tipos de papéis que podem ser utilizados, desde os papéis com gramaturas menores, até os com a gramatura maior. Existem também gráficas que são especializadas na produção de caixas e embalagens, neste caso trabalham com gramaturas maiores.
Vamos falar hoje de alguns tipos de papéis mais utilizados na indústria gráfica para que possamos ver a relação de cada um:
Papel offset
Também conhecido como papel sulfite. É um tipo de papel branco, liso e levemente poroso, com uma gramatura que varia de 56 até 240g. Comumente é utilizado para a impressão de papéis timbrados para escritórios, blocos com via simples, receituários, cadernos, etc.
Papel reciclado
Feito de 20-50% de papel reciclado, é poroso, assim como offset e apresenta uma coloração diferenciada, tipicamente envelhecida que, inspira muitas criações relacionadas à consciência sócio-ambiental. O papel reciclado conta com basicamente 3 gramaturas: 90g, 180g e 240g, o que varia de acordo com o fabricante.
Papel Couché
O papel chouché é um papel base que recebe uma camada de revestimento dos dois lados, tendo como finalidade tornar a superfície lisa e uniforme. Fideliza cores e garante uma alta qualidade de reprodução para imagem e textos. Possui uma excelente textura, sofisticada e lisa, além de permitir impressos do mais alto nível. As gramaturas do papel couché variam de 80 até 350g e conta com duas versões muito bem aceitas: o papel couché com brilho e o fosco. Permite que haja uma impressão com qualidade superior a de flyers, cartazes, folder e catálogos.
Papel Triplex
O papel triplex trata-se de um dos mais resistentes tipos de papel do mercado. É um papel cartão que possui uma textura amplamente lisa de um lado, e ligeiramente porosa do outro. Possui gramatura de 250 até 350g, permitindo a escrita do lado poroso. É muito aplicado em capas, postais, displays, embalagens, tags decorativos, cartões, marcadores de páginas, calendários e etc. Garante uma boa rigidez a esses materiais.
Papel Duplex
O papel duplex é muito utilizado na área de embalagens e tem como sua principal característica uma espessura muito boa, o verso sem nenhum tratamento, que pode ser esbranquiçado ou pardo, a frente com cobertura branca tratada para que possa receber a impressão. Conta com uma gramatura de 150 até 350g. E é muito utilizado para fechos, caixas e etc.
Papéis especiais
Além dos papéis citados acima, ainda existem a linha de papéis denominados especiais, que são muito utilizados para convites, como o Aspen, Vegetal, Vergê, Color Plus, a linha de metalizados.