No momento, você está visualizando Ano atípico: os tipos de impressões que foram afetadas

Ano atípico: os tipos de impressões que foram afetadas

Dentro do setor gráfico existem alguns segmentos e por conta da pandemia, não foram todos que se mantiveram positivos. Veja a seguir:

Livros: em 2020 os livros sofreram um ano de retratação no mercado, trazendo uma queda no faturamento e volume de exemplares vendidos. Esse setor vem lutando contra a decisão do governo em tributar os livros, já que é algo que poderia render aumento no preço final do produto em até 20%.

Embalagens: foi o setor que menos sofreu com a pandemia. O viés de alta na produção, vendas e faturamento vai continuar em alta. Além disso, após o fim da pandemia os produtos de maior valor agregado, que utilizam embalagens mais elaboradas, voltarão ao mercado e isso dará um gás.

Revistas e Jornais: por conta de tudo que estamos vivendo e o a evolução na tecnologia, as tiragens desse setor foram bastante reduzidas. A tendência é que os títulos de revistas tenham um aumento, porém, buscando nichos editoriais específicos e com tiragens menores.

Displays, Banners, Sinalização etc: esses produtos poderão sofres a substituição por outros tipos de materiais promocionais. Isso se dá porque com uma eventual mudança de comportamento da sociedade, haverá uma consequente diminuição da circulação de pessoas em locais de grande movimentação. Assim, terão novos formatos de sinalização e demandas customizadas para cada cliente.
Catálogos: esse setor ficou praticamente parado durante os primeiros meses da pandemia, mas, vem registrando uma leve tomada nos últimos meses. A perspectiva é que somente com o fim desse período os negócios serão retomados, provavelmente em volumes menores que os registrados pré-pandemia.