Existe hoje uma grande variedade de máquinas gráficas presentes no mercado. É possível encontrar equipamentos que solucionam todas as necessidades que uma empresa possui e, o melhor é que esses equipamentos conseguem entregar produtos de alta qualidade.
As máquinas gráficas são divididas em várias categorias. Embora todas sejam essenciais no mercado, cada uma delas possui uma função para realizar determinada tarefa, as vezes até mais de uma.
Os principais segmentos de maquinários gráficos são os de cartonagem, comercial, etiquetas e rótulos e embalagens flexíveis.
A confecção de itens em cartões ou papelão é uma técnica conhecida por ser bastante complexa, pois passa por um processo de fabricação extenso e de diversas etapas.
Os equipamentos para cartonagem são responsáveis por realizar a impressão dos materiais desejados, o corte e o vinco do material.
A impressão gráfica conhecida como comercial é conhecida por ser realizada com altíssima definição e qualidade profissional. Muito além de uma simples impressão, ela também entrega um ótimo acabamento nos materiais, deixando-os com um aspecto inigualável e podendo ser aplicada para impressão em diversos substratos.
Já quando falamos no segmento de etiquetas e rótulos demanda-se de um maquinário para gráfica com uma alta qualidade, pois é essencial para que haja uma boa identificação dos mais variados produtos.
Por sim, a área de embalagens flexíveis, também conhecida como flexografia, demanda de equipamentos diferenciados, que funcionam através de um sistema de cilindros interligados em velocidades altas para poder atender às necessidades da indústria.
Existem diversos modelos de equipamentos para gráfica, que possibilitam a realização dos mais variados trabalhos no setor. Uma empresa que queira oferecer bons serviços precisa investir em equipamentos bons para que possa sempre entregar o melhor aos seus clientes.